Notícia publicada originalmente em Mundo Coop.
Importante panorama para o cooperativismo mundial, o World Coop Monitor 2022 foi divulgado nesta semana. Trazendo informações detalhadas sobre o setor, o relatório reúne as 300 maiores cooperativas do mundo em impacto econômico e social, destacando aquelas que se sobressaíram em volume de negócios e faturamento sobre o PIB per capita. Segundo o relatório, as 300 maiores movimentaram mais de U$2,1 bilhões em volume de negócios em 2020.
Com mais de uma década de atuação, o WCM é uma importante janela para as cooperativas do mundo todo terem o seu trabalho e impacto sendo mostrados. Entre os principais objetivos do relatório está a mensuração e consequente visibilidade para o setor, além da criação de um banco de dados atualizado dos resultados do setor para o mercado e para as próprias cooperativas.
O relatório explorou vários temas ao longo dos últimos 11 anos de sua realização, desde a análise setorial até estrutura de capital para a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável. Este trabalho resultou em que o relatório foi apontado várias vezes na Assembleias Geral da ONU por Secretário-Geral António Guterres como um importante recurso para demonstrar o impacto as cooperativas têm na resolução de desafios globais
Top 300 em Faturamento/PIB per capita
- 4º lugar – Sistema Unimed
- 12º lugar – Coamo
- 24º lugar – Sicoob
- 26º lugar – Sicredi
- 24º lugar – Aurora
- 41º lugar – C. Vale
- 49º lugar – Lar
- 65º lugar – Comigo
- 73º lugar – Cocamar
- 83º lugar – Copacol
- 85º lugar – Coopercitrus
- 92º lugar – Cooxupé
- 97º lugar – Alfa
- 108º lugar – Agrária Agroindustrial
- 114º lugar – Integrada
- 115º lugar – Castrolanda
- 119º lugar – Frimesa
- 139º lugar – Frísia
- 147º lugar – Coopavel
- 173º lugar – Coop
- 246º lugar – Sistema Ailos
Fonte: Sistema OCB e World Coop Monitor, com adaptação da MundoCoop