Notícia Publicada em: ARede
Unidade de Produção de Leitões instalada em Piraí do Sul preza pelas normativas de bem-estar animal
A suinocultura brasileira teve saldo positivo no ano de 2019 e há a projeção de elevação de 3,9% para este ano de 2020. Para esse cálculo já estará contribuindo a nova estrutura da Unidade de Produção de Leitões (UPL II), construída pela cooperativa Castrolanda em Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais. Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, a UPL entrou em operação no final do ano passado e completou seu primeiro ciclo no final do mês de junho, período em que todos os leitões foram entregues aos produtores da Cooperativa. A unidade conta com 6,5 mil criadeiras de leitões.
Segundo o supervisor de produção da unidade, Jackson Pereira, a unidade foi pensada a partir das normativas de bem-estar animal. O objetivo é atender todos os requisitos sem pecar na qualidade e produtividade. “Prezamos sempre pela qualidade do leitão entregue, que leva em conta a saúde, idade e peso. Precisamos de um controle bem grande em questões de higiene da instalação, vazio sanitário, vacinações dos leitões e criadeiras. É um elo entre manejo, sanidade e nutrição, os três devem estar equilibrados”, destaca Pereira.
A tecnologia é uma aliada ao bem-estar animal. O coordenador de produção, Euler Kiefer, explica sobre os investimentos na UPL II. “A Cooperativa prioriza o bem-estar animal em primeiro lugar, com isso alcançamos maior qualidade da carcaça. Os animais que não passam pelo processo de estresse conseguem demonstrar um maior potencial zootécnico e como consequência um destaque em desempenho e qualidade”. Euler enfatiza que as principais melhorias foram com relação aos alojamentos de fêmeas prenhas em baias coletivas, climatização da barracões com telhas isotérmicas e cortinas automatizadas, utilização de pisos 100% vazados nas creches, além de alta disponibilidade de comedouros e bebedouros por animal. “Estamos sempre atentos ao mercado e inovações, todos os equipamentos se destacam por tecnologias inovadoras”, completa o coordenador.
Unidade de Castro se destaca entre as melhores do país
A UPL I, em Castro, é uma das granjas de suínos mais otimizadas do país, sendo reconhecida diversas vezes pelo seu trabalho. Em 2017 recebeu o 3º lugar na categoria granjas com mais de 3000 matrizes no prêmio ‘Melhores da Suinocultura – 9ª edição Agriness’. De dentro das granjas os produtores também investem nestas mudanças para entregar produtos com mais qualidade. O Suinocultor Armando Rabbers traz a perspectiva de investimentos e mudanças de processo. “Todos os detalhes influenciam no produto, na qualidade da carne e na parte financeira da granja”, confirma.