Notícia publicada em: Portal aRede
Com 17 cooperados presentes no ranking das 100 maiores produtoras de leite do Brasil, a Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, se destaca na produção de lácteos no país. O ranking, organizado pela Milkpoint, tem por objetivo identificar e conhecer as maiores produtoras com base na quantidade de leite comercializada ao longo do ano. Um levantamento divulgado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), em 2020, colocou a Unium na terceira posição entre as 13 maiores empresas produtoras do país.
Para o Gerente de Estratégia e Inovação e representante da Unium, Auke Dijkstra Neto, esse reconhecimento é resultado dos investimentos feitos e da dedicação de todos os cooperados que compõem as marcas de lácteos da Unium. “A cadeia de leite das cooperativas integrantes da Unium tem crescido tanto em qualidade quanto em volume. Ter 17 produtores entre os 100 maiores no ranking Milkpoint é muito gratificante, e mostra que os investimentos feitos na industrialização do leite tem se provado uma estratégia acertada que gera valor aos cooperados possibilitando a eles continuarem investindo na sua atividade”, diz. Atualmente a produção dos cooperados da Unium é industrializada em três marcas de lácteos: Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso.
Esses resultados individuais contribuem para uma produção de leite que consagra a região como uma das maiores bacias leiteiras do Brasil. Castro, por exemplo, é o município que mais produz leite no país, fato que garante à cidade o título de Capital Nacional do Leite. Somadas as produções das três cooperativas que integram a Unium, em 2020 foram produzidos 838 milhões de leitos de leite, sendo quase 50% desse valor da Castrolanda (416,2 milhões de litros), seguida pela Frísia (283 milhões de litros). O valor total é 9,29% superior ao registrado em 2019, quando a produção das cooperativas foi de 767 milhões de litros de leite. Entre elas, a Castrolanda teve o maior crescimento na produção, de 11,5% (em 2019, a cooperativa produziu 373,27 milhões de litros).