Notícia publicada em: Jornal da Manhã
O deputado estadual Plauto Miró Guimarães (UNIÃO) propôs três Projetos de Lei que concede de títulos de cidadania para pessoas que exercem papel relevante na sociedade.
Um deles é o Título de Cidadania Honorária, destinado às pessoas que nasceram fora do estado, para o agropecuarista Frans Borg, que nasceu na Holanda, mas chegou ao Brasil ainda criança. Ele se estabeleceu em Castro e além de se dedicar à agropecuária, foi um entusiasta do cooperativismo, tanto que, por 24 anos, esteve à frente da Cooperativa Castrolanda.
“Para mim, Frans Borg é um exemplo de dedicação. Não é por menos que ele se tornou umas personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro”, destaca o deputado. Borg também é cidadão honorário de Castro, uma das homenagens que recebeu ao deixar a administração da Castrolanda.
Frans Borg
Borg nasceu em 1951 em Bourtage, na Holanda. Aos dois anos veio com a família para Castro. Começou a trabalhar na Cooperativa Castrolanda em 1975, um ano após se formar em Agronomia.
Em 1992 assumiu a cadeira de vice-presidente do Conselho de Administração da Castrolanda. Em 1996, assumiu a presidência da cooperativa, cargo que ocupou por 24 anos. O trabalho que desempenhou juntamente com outros cooperados e produtores rurais garantiu a Castro a denominação de Capital Nacional do Leite.