Notícia Publicada em: MundoCoop
A cada ano o cooperativismo atinge a vida de mais pessoas. O modelo já é presente em todo o país, e através de seus sete ramos, tem sido um dos responsáveis por ajudar milhares de famílias que tiram o seu sustento desse sistema.
O reflexo do sucesso desse modelo de organização pode ser visto no ranking das 100 maiores empresas do agronegócio do Brasil, divulgado pela Forbes. Entre elas, estão 22 cooperativas que obtiveram resultados expressivos mesmo diante dos desafios da pandemia. Com a paralisação de vários serviços, as cooperativas tornaram-se grandes aliadas de famílias que perderam suas fontes de renda.
Além disso, entre as colocadas no ranking estão a Tereos, fundada por uma cooperativa de cultivadores de beterrada, e a Itambé Alimentos, formada por 31 cooperativas associadas. Sua colocações mostram que não só as cooperativas tem gerado cada vez mais impacto, como também empresas que começaram ou foram fundadas a partir deste modelo.
Confira abaixo a lista completa das cooperativas listadas entre as 100 maiores empresas de agronegócio do Brasil, assim como a descrição de cada uma.