Notícias

20 Abr 2018 | 16h04

Vacinação contra a Gripe 2018

Na segunda-feira, 30 de abril, inicia a Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2018 na Castrolanda. A campanha, conduzida pelos setores de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e de Gestão de Pessoas, é destinada a prevenção a gripe (influenza), especialmente àqueles que tem o risco aumentado de complicações devido a doença.

A supervisora de SSMA, Juliana Mendes, relata que o intuito é proteger os colaboradores, dependentes e cooperados, que aderiram a campanha, contra as formas graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza clássico e H1N1, principalmente neste período em que antecede o inverno e aumenta-se a probabilidade de contrair a doença.

“A vacinação é de extrema importância, pois diminui a mortalidade, principalmente em crianças, idosos e gestantes, a mortalidade global em relação ao vírus H1N1, diminui a frequência de internação, reduz o tempo de recuperação e a intensidade dos sintomas decorrente do vírus”, comenta a supervisora. Juliana conta que a Castrolanda possui cerca de 5.000 reservas e que a aplicação das vacinas será realizada por equipe especializada da área de Saúde Ocupacional da Castrolanda, sob responsabilidade técnica dos médicos do trabalho.

A vacina contra a gripe é trivalente e contém três cepas, recomendadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde, e é indicada para adultos e crianças acima de 6 meses de idade. A imunidade é geralmente obtida em 2 a 3 semanas após a vacinação. Pode ser usada por pessoas com baixa imunidade, pois é de vírus inativado.
Para gestantes, a recomendação é que a vacinação aconteça a partir 2° trimestre, entretanto, em da virtude do risco de H1N1, pode ser feita no 1° trimestre.

Não devem tomar a vacina: menores de 6 meses, pessoas com alergia verdadeira a ovo, proteína de galinha, neomicina, formaldeído ou sulfato de bário e pessoas com histórico de reação grave em vacinações anteriores para gripe, síndrome de GUILLAIN-BARRÉ ou outras neuropatias imunes agudas. A vacinação deve ser adiada em pessoas febris ou com síndrome gripal ativa e é de dose única, exceto em casos de primeira vacinação contra gripe em crianças de 8 anos ou menos.

CUSTOS:O valor será R$ 35,00 por dose, descontado diretamente na Matrícula.
 
Os Cooperados que realizaram a reserva da vacina devem retirar no setor de Gestão de Pessoas (Matriz) a autorização para vacinação à partir do dia 24/04.
 
Qualquer dúvida entrar em contato com o SSMA ou GP pelo telefone (42) 3234-8013 ou (42) 3234-8090.


SAC - Serviço de Atendimento Castrolanda
0800.421050 | 42 3234.8000