Notícias

10 Jan 2019 | 18h15

Agroconsult cita descompasso entre produção e exportação de soja

São Paulo, 10 - O sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, disse nesta quinta-feira, 10, que a consultoria está fazendo uma revisão da base histórica de dados sobre a safra brasileira 2017/18 e também das anteriores em virtude do elevado volume de exportação do Brasil em 2018. "No ano passado, exportamos quase 84 milhões de toneladas, com o excedente da safra passada mais estoque, que era muito maior do que todo mundo supunha", disse.

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Brasil enviou ao exterior 83,8 milhões de toneladas. "Nós estamos fazendo uma revisão da base histórica, acredito que outras consultorias e as tradings farão o mesmo e que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também vá fazer isso. Tem que olhar para trás e ver onde estava essa soja, quando ela foi produzida, já que ela saiu pelos portos", disse. "Em algum momento do passado, a safra foi maior do que a medida ou anunciada pelas consultorias, pela Conab, pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pelas tradings."

Na avaliação de Pessôa, a safra brasileira de soja do ano passado pode ter sido maior do que 119 milhões de toneladas. "A gente acha que tem uma revisão para trás nos números, porque eles não batem com o volume que foi exportado. A questão é onde e quando estava o erro", apontou. "A segurança em relação ao número da produção do ano passado foi abalada pelo volume de exportação."

Fonte: Q10/Estadão Conteúdo

SAC - Serviço de Atendimento Castrolanda
0800.421050 | 42 3234.8000