Notícia publicada em: Gazeta do Povo
Dois municípios paranaenses da bacia leiteira dos Campos Gerais lideraram a produção de leite no Brasil em 2020, diz o IBGE. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada na quarta-feira (29), as cidades de Castro (campeã nacional com 363,9 milhões de litros) e Carambeí (vice-líder, com 224,8 milhões) produziram, juntas, 588,7 milhões de litros no ano passado, de um total de 35 milhões no país todo.
O volume produzido pelas cidades paranaenses rendeu mais de R$ 1 bilhão à cadeia leiteira do Paraná, cerca de 12% de tudo que o estado arrecadou com o produto. Além de ajudar nos ganhos do setor produtivo local, Castro e Carambeí ajudaram o Brasil a bater um recorde no volume de leite produzido e no faturamento com o bem agropecuário.
Com o desempenho das cidades dos Campos Gerais e de outras bacias leiteiras do estado – a região Oeste é a produtora mais forte –, o Paraná, com 4,6 milhões de litros, se consolidou como segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais.
Não é a primeira vez que Castro lidera a produção nacional de leite, no entanto. A cidade vem ocupando a primeira posição no ranking desde 2018. Fatores como clima, pastagem e, principalmente, investimentos em tecnologia explicam a forte produtividade no município de 72 mil habitantes e vocação clara para a produção de leite.
É da cidade uma das maiores cooperativas do Paraná, a Castrolanda. No primeiro semestre deste ano, a empresa reportou faturamento de R$ 2,6 bilhões, um número 35% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e um recorde no seu histórico semestral.