A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial promoveu, na última quinta-feira (10), o Conexão, um evento que contou com a presença de mais de 100 cooperados no Moinho Castrolanda. O encontro foi uma iniciativa da cooperativa para orientar os produtores sobre as mudanças que vão ocorrer com a Reforma Tributária nos próximos anos.
Temas importantes como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-E) Produtor Rural, Operações de Mercado, Seguro Rural e Finanças também foram tratados no encontro pelos profissionais dos times Tributário e Finanças. Na oportunidade, os produtores também receberam uma cartilha com informações sobre a NF-E.
“O Brasil está passando por uma mudança gigantesca que é a Reforma Tributária e, com isso, ela traz consequências para os nossos produtores rurais. A nossa preocupação foi trazer informações relevantes para que eles possam se programar e estudar as mudanças que virão”, explica a Supervisora Tributária da Castrolanda, Vanessa Pereira da Silva.
Segundo Vanessa, embora a Reforma Tributária esteja prevista para entrar em vigor a partir de 2026, a Castrolanda já se preocupou em adiantar o tema para que os produtores estejam preparados na garantia da saúde dos seus negócios. “Esse foi o primeiro evento e estamos muito felizes com o engajamento dos nossos cooperados. Percebemos que eles viram a importância do tema e estamos à disposição para que ocorra uma transição tranquila com esse cenário inédito no Brasil”, apontou.
Uma edição do Conexão também acontecerá para os produtores de São Paulo, no entreposto Itaberá I (SP), no dia 16 de outubro, das 08h30 às 12h.
Planejamento tributário
A Supervisora Tributária alerta ainda para a preocupação junto aos produtores, para que não tenham prejuízos em seus negócios. “Por isso a importância de saber precificar bem a compra e venda. Serão decisões de planejamento tributário que afetam diretamente o bolso. É importante que eles já comecem a estudar, procurem profissionais contadores para que juntos construam esse planejamento e entrem na Reforma Tributária sem sentir o peso”, avaliou Vanessa.
Para a cooperada da área agrícola, Gabriella Laís Barkema Bouwman, participar do Conexão foi uma experiência enriquecedora. “Os conhecimentos compartilhados, especialmente sobre a Reforma Tributária e NF-E, foram de fundamental importância para entendermos as mudanças e desafios que estão por vir no nosso setor. Em tempos de transformações tão significativas, eventos como esse tornam-se oportunidades valiosas para aprimorarmos a nossa gestão e tomarmos decisões assertivas. Agradeço à Castrolanda pela organização e pelo compromisso em nos proporcionar conteúdos tão relevantes”, destacou a produtora.
Aspectos da Reforma
A professora e palestrante, Graziela Machado, mestra em Direito Tributário, foi uma das convidadas pela Cooperativa para falar sobre o tema. Durante o encontro, ela apresentou os principais aspectos da Reforma Tributária, entre eles, a unificação de cinco impostos cobrados pela União, estados e municípios que serão substituídos pelo que se conhece como IVA dual, dois impostos sobre valor agregado chamados de CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
“As ações, principalmente por parte dos produtores rurais, precisam ser tomadas agora porque, além de eles serem contribuintes dos tributos, também teremos um alargamento dessa base de cálculo que vai passar a incidir também sobre o arrendamento e venda de imóvel que atinge diretamente também os nossos produtores. Além disso, a questão de impacto do ITCMD – tributo estadual que incide sobre a transferência de bens móveis, imóveis e direitos por herança – vem ali com uma alíquota progressiva. Por isso, a importância de o produtor fazer esse planejamento para não ser pego de surpresa lá na frente”, disse a palestrante.