Alegra recebe a visita do ministro Blairo Maggi

Alegra recebe a visita do ministro Blairo Maggi

A Alegra Foods, planta pertencente às cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, situada em Castro (PR), recebe amanhã, 1º de junho, a visita de Blairo Maggi, atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O ministro estará na região para participar do 5º Fórum do Projeto Mais Milho, e aproveita a oportunidade para conhecer os processos de fabricação da Alegra.

FÓRUM – O fórum tem como objetivo discutir assuntos relacionados à cadeia do produto considerado um dos cinco mais importantes do Brasil, e extrair as melhores conclusões desde o pré-plantio até o consumidor final. Durante o evento serão debatidos temas como agregação de valor na cadeia do milho, política de longo prazo e soluções para os problemas logísticos e de armazenagem. As inscrições já estão abertas no site do Canal Rural em www.canalrural.com.br

Será debatida a agregação de valor na cadeia do milho, entre as presenças técnicas, está confirmado o presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli.

Considerada uma das cinco culturas mais importantes do Brasil, a agregação de valor da cadeia do milho estará no centro dos debates do Fórum Mais Milho, que acontecerá em Castro, no Paraná, no dia 1 de junho. As Cooperativas Castrolanda, Frísia e a Capal em parceria com a Abramilho (Associação Brasileira de Produtores de Milho), Aprosoja-MT (Associação de Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso) e Aprosmat (Associação dos Produtores de Semente do Mato Grosso) e ainda o Canal Rural convidam para o Fórum Mais Milho.

O evento contará com a presença do atual Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, além do presidente executivo da Abramilho, e ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli e ainda o Governador do Estado do Paraná, Beto Richa. Faz parte da agenda do ministro Blairo Maggi visitar pela parte da manhã as empresas Alegra Foods, Cargill Amidos e Adoçantes e Evonik Industries. Na ocasião será apresentado o novo modelo de agregação de valor do milho para o ministro e convidados.

“O momento é muito oportuno para discutirmos, considerando o excedente na produção do milho e a necessidade de logística mais competitiva. Precisamos criar um debate para se pensar políticas de longo prazo e também avaliar o destino industrial do grão, analisando possibilidades de aumentar seu valor agregado em território nacional”, finaliza o presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli.
 
Serviço
5º Fórum Mais Milho
Data: 1º de junho de 2017
Local: Memorial da Cultura Holandesa
Endereço: Rua do Moinho, 244, Colônia Castrolanda, Castro, Paraná.
 
Programação:
14h – Abertura: Boas Vindas dos Anfitriões
 
Painel 1: Como Agregar Valor ao Milho
Debatedores: Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Laerte Moraes, diretor da Cargill; e Alysson Paolinelli, presidente de honra da Abramilho.
Mediador: Glauber Silveira, vice-presidente Abramilho.
 
Painel 2: Uma Política de Longo Prazo para o Milho
Palestrante: Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.
Debatedores: Neri Geller, secretário de Política Agrícola do MAPA; Flávio Turra, gerente técnico e econômico da Ocepar.
Moderador: Vera Ondei, editora da Revista Dinheiro Rural

Painel 3: Pós-colheita – Da Armazenagem à Logística
Palestrante: José Richa Filho, secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná
Debatedores: Luiz Henrique Dividino, presidente do Porto Paranaguá; João Vicente Bresolin Araújo, presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A (Ferroeste); e Nilson Camargo, consultor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP)
Moderador: Mauro Zanatta, comentarista Canal Rural
 
17h – Encerramento