Notícia publicada em: Sou Agro
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou das cerimônias de premiação a duas famílias produtoras de leite nos Campos Gerais. Os eventos foram promovidos pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa.
O prêmio de Maior Produção Vitalícia 2021 foi concedido a um animal dos produtores Ronald e Henrieta Rabbers, de Castro. A vaca Rhoelandt 372 Leda Doc Stormatic foi responsável por mais de 190 mil litros de leite em sua vida produtiva, maior produção vitalícia do Brasil e da América Latina.
É dela também a marca de 6.252,68 kg de gordura e 5.805,04 kg de proteína. Essa expressiva produção vitalícia acumulada foi alcançada com 10 lactações, em regime de três ordenhas diárias. O último parto aconteceu em setembro de 2020, aos 17 anos de idade, e a última lactação em abril deste ano.
Ortigara parabenizou a família e os trabalhadores da propriedade. “Essa grande bacia leiteira do Brasil se beneficia da força do associativismo, cooperativismo e visão de futuro que une gestão inovadora e tecnologia para produzir os melhores resultados”, disse.
Também participaram da cerimônia o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Hans Jan Groenwold, o presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman, e o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel.