Notícia publicada em: Globo Rural
A parceria é uma alternativa cada vez mais adotada no mercado para tornar empresas mais competitivas em um cenário que se torna mais disputado dia a dia. A partir de iniciativas de cooperação, é possível compartilhar recursos, fortalecer o poder de compras e combinar competências para explorar novas oportunidades e oferecer produtos com qualidade superior e diversificada. Em resumo, é um processo em que todos os envolvidos, sejam eles produtores, fornecedores ou consumidores, ganham.
No cooperativismo, a intercooperação é um de seus princípios básicos, vista como um caminho natural para o fortalecimento do movimento como um todo. Por isso, é comum verificarmos os mais diversos níveis de cooperação entre iniciativas de um mesmo ramo, o agro por exemplo, ou entre ramos, por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e até internacionais.
Nesse contexto, um case importante que pode ser citado é o da Unium, criada em 2017 pelas cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal, sediadas no estado do Paraná e que atuam nos mercados de leite e derivados lácteos, produção e comercialização de carne de suínos e produção de trigo. Antes da Unium, cada unidade operava de forma independente e chegava a ser, inclusive, concorrente uma das outras.
Com a intercooperação, elas ganharam uma presença de peso no mercado, melhoraram o faturamento, que cresce cerca de 20% ao ano, e ampliaram sua presença no mundo, com a exportarção de produtos para mais de 25 países. Juntas, as três cooperativas faturam mais de R$ 7 bilhões/ano e representam o trabalho de cinco mil famílias cooperadas.