8ª edição do Concurso Meu Pé de Batata é destaque na Castrolanda

8ª edição do Concurso Meu Pé de Batata é destaque na Castrolanda

Finalmente depois de cinco meses, 84 cooperados, colaboradores, técnicos e demais participantes puderam entregar o vaso com as batatas acompanhadas por eles desde outubro de 2016. Mês em que foram entregues cerca de 120 unidades de vasos, substrato e semente. A entrega aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 22 de março na Unidade de Batata. Local onde no período da noite foram anunciados os vencedores e comemorado com um jantar especial e entrega de prêmios.

A Arysta* é a patrocinadora oficial do evento desde a primeira edição em 2009. Segundo Reginaldo Dias, o estímulo desse patrocínio é pela parceria e visibilidade da empresa. “Temos uma linha de produtos muito utilizada no cultivo da batata, como os inseticidas e fungicida. Conseguindo cada vez mais estreitar a relação da Arysta com o cliente”, afirmou. 

Dias relembra que na primeira edição do concurso apenas 20 vasos participaram, na época eram os produtores de batas da cooperativa. Depois, abrindo os concursos para colaboradores e pessoas que trabalham junto na fazenda dos produtores, o número e a qualidade aumentaram cada vez mais.
No concurso o que vale é aquele vaso que tiver o maior peso, sem importar o tamanho da batata. “Se a pessoa tiver ali 8kg em poucas batatas e outro tiver 15 batatas pesando 200g, não vai adiantar. O mais pesado sempre ganha”, explica Dias.

Para o Gerente de Negócios Batata, Cleudiney Iank, o concurso vai além da competitividade. “é um momento de integração entre a cooperativa, os produtores e aqueles que trabalham junto com a gente”, ressalta. O colaborador Emilson Menarim, um dos organizadores do evento, reforça que ao mesmo tempo que é um momento que reúne todos, a ação do ‘Meu pé de batata” tem uma lição. “Mostra a importância do cuidado extremo com a batata, os desafios da irrigação, adubação e manejo”, complementa ele.

Em fala durante as boas vindas, o Diretor Presidente da Castrolanda, Richard Borg também abordou a importância do concurso. “A intenção é que os participantes interajam com a planta para conhecer e transmitir o aprendizado pro campo”, expôs. Já o Gerente Comercial Arysta, Luis Cláudio enfatiza a exclusividade do evento que acontece somente em Castro e falou das expectativas para os próximos anos.

Avaliação
O procedimento da avaliação é simples. Primeiro os participantes levam o vaso até a Unidade de Batata durante a tarde do evento. No momento da entrega, cada pessoa é identificada por um número colocado no adesivo dos vasos. Desta forma, quando todos os vasos encontram-se unidos com os tubérculos à mostra não tem como ver que aquele vaso específico com uma batata aparentemente muito pesada é nominal de alguém. Por números, fica irreconhecível saber a quem pertence, já que somente a organização do evento possui a listagem dos participantes.
Depois de entregue, a partir das 17h, os colaboradores responsáveis pelo recebimento do vaso cortam as laterais do plástico em quatro partes. Depois, vira tudo na mesa, conta a quantidade de hastes (para fazer uma relação desse número de hastes com a produtividade), conta os tubérculos, separa eles em um outro vasinho que é pesado e anotado o valor em um notebook.
Os valores são repassados por uma contagem minuciosa para que de noite sejam anunciados os nomes de todos os participantes com o peso total das batatas.

 *A Arysta LifeScience é uma empresa agrícola global especializada na comercialização e distribuição de inovadoras tecnologias de proteção de plantas e ciências da vida. Saiba mais: www.arysta.com.br
 
RESULTADOS
Em primeiro lugar ficou Sérgio Jesus Ramos com 286.204 kg/ha. Segundo lugar para o Emilson com 274.412 kg/ha, terceiro lugar para Paulo Bloss com 212.372 kg/ha, quarto lugar para Emerson Rogoski 197.164 kg/ha e quinto lugar para Eduardo Bloss com 194.705 kg/ha .